Pesagem Por Eixo

Este assunto é polêmico e muitos  questionam o uso deste método de fiscalização, a pesagem por eixo.

Muitos caminhoneiros sofrem com multas pelas balanças espalhadas pelo país, mesmo estando no peso permitido do conjunto, porém, apresentando excesso em um ou mais eixos. Sem dúvidas, se deve ficar atento ao peso da sua carga e sua distribuição, pois, embora esteja com a capacidade permitida por lei, ela pode estar mal distribuída, assim, dando excesso no eixo.

Dividir corretamente o peso entre os eixos do caminhão é muito importante para diminuir o impacto que ele provoca no solo, se um caminhão estiver com muita carga concentrada em um eixo, esse eixo vai danificar o solo e desgastar o piso.

O excesso de peso é uma das causas do mau estado de nossas rodovias (juntamente com falta de manutenção e má qualidade dos serviços e do material utilizado).

O excesso no peso por eixo tem impacto exponencial sobre os danos ao pavimento, para se ter uma ideia, 20% a mais de sobrepeso em um eixo pode provocar um desgaste até 50% maior no solo.

E não é só o solo que se desgasta, o próprio caminhão também foi projetado para aguentar um determinado peso por eixo. Partindo do mesmo princípio, se muito peso estiver em um único eixo, os pneus vão sofrer e se desgastar mais rapidamente, os rolamentos se desgastam e seu interior se funde, o poder de frenagem ficará comprometido e a manutenção no veículo terá de ser maior.

Mas como garantir que o peso por eixo está certo?

A Saturno Smart tem a inovação em seu DNA e sempre busca desenvolver soluções que resolvam os principais problemas da cadeia produtiva.

Hoje não basta ter balança, tem que ter inteligência na pesagem.

O sistema Smart proporciona a função para gerenciar o controle do peso por eixo de forma inteligente, ágil e segura. No sistema SMART não é necessário informar a quantidade de eixos do veículo a ser pesado.

O processo é totalmente automático e inteligente, dispensando qualquer  intervenção do operador. Além de ter conectividade com a “Smart Loader”, a balança de carregamento de grãos que pode ser configurada para carregar o veiculo de forma automática sem exceder a carga permitida por eixo. Confira aqui.

A captura do peso de cada eixo ocorre de forma automática no momento em que o caminhão ingressa na plataforma de pesagem os valores são indicados na tela e anexados ao ticket de pesagem.

A assertividade da estimativa de cada eixo pode atingir um nível de precisão com tolerância de 3%.

Requisitos para funcionamento da estimativa de peso por eixo:

  • Velocidade máxima de 5 km/h.
  • Nivelamento da cabeceira de entrada da balança.
  • O veiculo deve entrar na balança sem efetuar freadas bruscas durante a medição.

Confira o Vídeo

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *